Pesquisa

InícioBibliotecaApresentação

Apresentação da Biblioteca

Apresentação da Biblioteca

. REGULAMENTO

 
 
 

I - DEFINIÇÃO 

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) é uma estrutura que gere os equipamentos e os espaços onde são recolhidos, tratados e disponibilizados todos os tipos de documentos (qualquer que seja a sua natureza e suporte), que constituem recursos pedagógicos, quer para as actividades lectivas quer para a ocupação de tempos livres e lazer, proporcionando serviços de apoio às necessidades dos utentes.O Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva dispõe de duas Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos Educativos. Uma localizada na Escola Secundária/2,3 Alfredo da Silva e outra na Escola Básica nº 1. A escola Básica nº 2 utiliza os recursos e o espaço da Biblioteca Escolar da escola Básica nº 1. 

II - OBJECTIVOS 

Os objectivos essenciais da BE/CRE são os seguintes: 

1.       Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes e dotar as escolas de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projectos de trabalho; 

2.       Permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos e favorecer a constituição de conjuntos documentais, organizados em função de diferentes temas; 

3.       Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação; 

4.       Estimular nos utilizadores o prazer de ler e o interesse pela ciência, a arte e a cultura;

5.       Criar condições que apoiem os professores na preparação e desenvolvimento das actividades lectivas, de modo a diversificar as estratégias e recursos;

6.       Viabilizar a produção de materiais e a organização de actividades por parte dos grupos disciplinares;

7.       Criar condições para a produção de materiais por parte dos alunos;

8.       Promover, na comunidade educativa, rotinas de utilização das bibliotecas (escolares ou públicas), com finalidades recreativas, informativas e de formação permanente.  

III - RECURSOS HUMANOS. 

O funcionamento de cada BE/CRE do Agrupamento é assegurado por um professor bibliotecário que poderá ser coadjuvado por uma equipa coordenadora, por um grupo de professores colaboradores e por um auxiliar de acção educativa, designados pela Direcção da escola.  

1. O PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO  

1- O professor bibliotecário será designado de acordo com as condições previstas na portaria 756/2009 de 14 de Julho.            

 1.1. O mandato do professor bibliotecário será de quatro anos.    

2 – Compete ao professor bibliotecário:    

a)     com apoio da equipa da biblioteca escolar, a gestão da biblioteca da escola não agrupada ou do conjunto das bibliotecas das escolas do agrupamento Assegurar o funcionamento da BE/CRE;

b)    Assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do agrupamento ou da escola não agrupada;  

c)     Articular a actividade da BE/CRE com toda a comunidade escolar, tendo, para isso, assento no Conselho Pedagógico (ver ponto IV 2). 

d)    Propor a política de gestão da colecção da biblioteca escolar e zelar pela sua execução.

e)    Definir estratégias para promover uma utilização plena dos recursos documentais, por parte dos alunos e professores, quer no âmbito curricular quer na ocupação dos tempos livres. 

f)       Assegurar que os recursos existentes são organizados de acordo com critérios definidos pela Classificação Decimal Universal (CDU),  de forma ajustada às características dos utilizadores. 

g)    Assegurar a inventariação de todo o material que entre na BE/CRE e a respectiva informatização.

h)     Manter um clima de diálogo com todos os órgãos da escola e consultar  os departamentos disciplinares, no sentido de apurar as necessidades de material a adquirir pela BE/CRE.

i)       Informar a Direcção das novas aquisições a realizar.

j)       Estabelecer redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projectos de parceria com entidades locais (Biblioteca Municipal)k)     Implementar processos de avaliação dos serviços e elaborar um relatório anual de auto-avaliação a remeter ao Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares (GRBE)

l)       Apresentar, no final do ano lectivo, o relatório de avaliação das actividades, que será entregue na Direcção da escola  e arquivado na BE/CRE.         

2. A EQUIPA COORDENADORA 

1-       Os docentes designados para constituir a equipa coordenadora deverão ter, preferencialmente, formação ou experiência na área das BE/CRE. 

2-       Os professores que integrem a equipa responsável pela BE/CRE devem apresentar um perfil funcional que se aproxime das seguintes competências:  

2.1. competências na área das literacias, em particular da leitura;  

2.2. competências na área das TIC;  

2.3. competências na área da planificação e dinamização de actividades;  

 2.4. competências de trabalho em equipa. 

3-       O mandato dos membros da equipa será de quatro anos, renovável.  

4-       Compete aos elementos da equipa: 

a)    Elaborar o Plano de Actividades da BE/CRE, a integrar no Plano Anual de Actividades da Escola, que será aprovado em Conselho Pedagógico.

b)    Desenvolver e dinamizar as actividades apresentadas no Plano de Actividades.

c)     Assegurar o cumprimento das regras estabelecidas para a BE/CRE.

d)    Apoiar os utentes na utilização dos recursos existentes na BE/CRE.  

e)    Proceder ao estudo estatístico da utilização da biblioteca e dos recursos mais solicitados.  

3. PERFIL, COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DA AUXILIAR DE ACÇÃO EDUCATIVA 

a)    As instalações da BE/CRE deverão dispor de, pelo menos, um funcionário afecto exclusivamente ao serviço da BE/CRE, preferencialmente, com formação específica nesta área ou com experiência na área das Bibliotecas Escolares. 

b)    Devido à importância e especificidade da função da auxiliar de acção educativa neste espaço, a sua ausência ou deslocação da BE/CRE para outros serviços da escola deverá ser evitada. 

c)    Em caso de impreterível necessidade de deslocação da funcionária para outro serviço, a situação deverá ser resolvida com a maior brevidade possível, no sentido de minimizar os prejuízos causados aos utentes da BE/CRE.   

4. PROFESSORES COLABORADORES 

1-    Os professores colaboradores serão designados pelo Conselho Executivo, tendo em conta as características do funcionamento da BE/CRE. 

2-    O mandato dos professores colaboradores é de um ano, renovável.  

 IV – FUNCIONAMENTO 

1. As Bibliotecas do agrupamento deverão, dentro do possível, funcionar em articulação, procurando, para tal, os respectivos professores bibliotecários contactar periodicamente. 

2. O representante em Conselho Pedagógico das BE/CRE do agrupamento será designado entre os professores bibliotecários das referidas Bibliotecas. 

3. A designação referida no ponto anterior deverá ser feita por acordo entre os professores bibliotecários das BE/CRE ou, no caso de não haver acordo, pela Direcção da escola. 

4. Cada BE/CRE deverá elaborar o respectivo Regimento onde estão previstas normas de funcionamento específicas para as diferentes zonas funcionais que as integram. 

5. Os Regimentos das diferentes Bibliotecas do agrupamento, após aprovação em Conselho Pedagógico, deverão constar em anexo ao Regulamento Interno. 

6. Cada BE/CRE do agrupamento elabora, anualmente, o respectivo Plano de Actividades, que irá integrar o Plano de Actividades do agrupamento e que deverá estar de acordo com o Projecto Educativo, bem como com os objectivos específicos da BE/CRE. 

7. No final de cada ano lectivo, a equipa da BE/CRE elaborará um relatório, que será entregue ao Órgão de Gestão da escola sede do agrupamento, bem como à Rede de Bibliotecas Escolares.   

DISPOSIÇÕES FINAIS 

1.       Qualquer situação omissa será resolvida pela equipa do CRE e/ou pelo Órgão de Gestão.

 

 

. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

(clique na imagem)

 

paa bibliotecas escolares

Joomla templates by Joomlashine